quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ponte 25 de Abril


A Ponte 25 de Abril, merece sem dúvida um pouco de atenção, seja pela sua estrutura monumental ou pela facilidade que trouxe às nossas vidas para atravessar o nosso Rio Tejo.

A ideia sobre a construção de uma ponte que ligasse a cidade de Lisboa a Almada remonta ao ano de 1876.

"Alguns anitos" mais tarde, mais propriaamente em 1958, os governantes portugueses decidem oficialmente, pela construção de uma ponte. É aberto, então, um concurso público internacional, para que sejam apresentadas propostas para a dita construção. Em 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção.

Em Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção, sendo a sua inauguração em Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença do Presidente da República, Almirante Américo Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar.
Evidentemente que após a Revolução dos Cravos, a designação inicial de Ponte Salazar não podia ser mantida. A travessia foi rebaptizada como Ponte 25 de Abril.

Ainda que projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, nesta fase só fica preparada para a passagem de veículos rodoviários.Em 1990, que o Governo português procede à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo, do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento. A 30 de Julho de 1999 é inaugurada este novo tipo de travessia.

Resumindo, é uma bonita Ponte sobre o Rio Tejo, mas bem ao estilo Norte Americano.

1 comentário:

  1. Olá,

    Aproveitando a deixa, que tal umas fotos das outras pontes que atravessam o Tejo e um breve apontamento sobre a(s)sua(s) história(s)...

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